quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Lamarckismo x Darwinismo



O lamarckismo supõe que características novas são adquiridas por indução do ambiente, 

enquanto o darwinismo considera que as características já existentes são apenas selecionadas pelo ambiente. 
É na influência do ambiente que reside a maior diferença entre as idéias de Darwin e 
Lamarck. 
O darwinismo clássico é considerado incompleto por não explicar as causas das variações 
existentes entre os componentes de uma certa população. 
Tomando o exemplo da evolução da girafa, o darwinismo explica o longo pescoço do animal e o grande desenvolvimento de suas patas dianteiras de uma maneira diferente daquela defendida pelo lamarckismo. 
Darwin entendia que, no passado, os ancestrais das atuais girafas exibiam pescoço e patas dianteiras com tamanhos variáveis. 
Mas a competição pelo alimento disponível favoreceu os indivíduos portadores de pescoço longo e patas dianteiras desenvolvidas, que, dotados de tais variações "favoráveis", teriam acesso às folhagens situadas no alto das árvores. 
A seleção natural fixou os indivíduos portadores dessas variações, em detrimento das girafas de pescoço e patas dianteiras curtas, que lentamente foram se extinguindo. 
Ao longo de várias gerações sobreviveram apenas as girafas de pescoço longo e patas dianteiras desenvolvidas, que hoje conhecemos. 

UNIFOR - Tanto Lamarck quanto Darwin desenvolveram seus estudos sobre evolução admitindo:
a) a existência de uma seleção natural.
b) a variabilidade das espécies no decorrer do tempo.
c) os efeitos hereditários do uso e desuso dos órgãos.
d) as mutações gênicas.
e) as recombinações gênicas.



VUNESP - Tanto para Lamarck como para Darwin, o ambiente tinha um papel importante no processo evolutivo.

a) Qual dos dois cientistas admitia que o ambiente seleciona a variação mais adaptativa? # Darwin.
b) Qual o pensamento do outro cientista sobre o papel do ambiente no processo evolutivo? # Lamarck supunha que o ambiente atuava como um fator capaz de induzir o surgimento de modificações nos seres vivos, tornando-os mais adaptados a ele; tais características adquiridas, por sua vez, seriam transmitidas ao longo das gerações. 

PUCMG - Numere a segunda coluna de acordo com a primeira.

1 - Lamarckismo
2 - Darwinismo
(  ) A falta de função do 3º molar (ciso) nos seres humanas, decorrente dos seus hábitos alimentares, tem induzido seu desaparecimento.
(  ) Para que mamíferos cetáceos se adaptassem à natação, suas patas foram aos poucos se transformando em nadadeiras.
(  ) O uso constante de antibióticos em hospitais tem contribuído para a seleção de um número crescente de bactérias resistentes a eles.
(  ) Para se proteger de predadores, o bicho-pau desenvolveu forma e cor semelhante à de galhos secos.
Marque a alternativa que atribui a cada afirmação a respectiva idéia ou teoria evolutiva.
a) 1, 2, 1, 2
b) 1, 1, 2, 1
c) 1, 2, 1, 1
d) 2, 2, 1, 2
e) 1, 1, 2, 2

VUNESP - Em relação à evolução biológica:
I. A girafa teria evoluído de ancestrais de pescoço curto, o qual se desenvolveu gradativamente pelo esforço do animal para alcançar as folhas das árvores mais altas.
II. Os ancestrais da girafa apresentavam pescoços de comprimentos variáveis. Após várias gerações, o grupo mostrou um aumento no número de indivíduos com pescoço mais comprido devido à seleção natural.
III. Os indivíduos mais adaptados deixam um número maior de descendentes em relação aos não adaptados.
IV.As características que se desenvolvem pelo uso são transmitidas de geração a geração. Assinale: a) se I e II estiverem de acordo com Lamarck e III e IV com Darwin.
b) se I e IV estiverem de acordo com Darwin e II e III com Lamarck.
c) se I e IV estiverem de acordo com Lamarck e II e III com Darwin.
d) se I, II, III e IV estiverem de acordo com Lamarck.

e) se I, II, III e IV estiverem de acordo com Darwin.
COMENTÁRIO: As características I e IV, baseadas na lei do uso e desuso, são atribuídas a Lamarck. As características II e III, que levam em conta as características já existentes e submetidas ao selecionamento natural, são atribuídas a Darwin.
UFPB - Um criador, observando o fenômeno da seca no Nordeste conclui: "os caprinos desenvolveram resistência à seca devido ao fato de ficarem sem água e com sede." Como você explicaria está afirmação à luz das ideias lamarckistas e neodarwinistas sobre a evolução dos seres vivos? # Segundo a ideia lamarckista, a constante falta de água induziu alguns caprinos a desenvolver resistência à seca. Segundo a ideia neodarwinista, os caprinos geneticamente dotados de maior capacidade de resistência à falta de água sobreviveram e se reproduziram, gerando descendentes igualmente capazes de resistir à seca; os caprinos com menor capacidade de resistir à falta de água foram sendo eliminados.


UCDB - Analise as proposições:
I. As girafas ficaram com o pescoço comprido para comerem as folhas situadas em árvores altas.
II. Algumas girafas, por terem pescoço comprido, podiam comer as folhas situadas em árvores altas.
III. Um halterofilista, com a musculatura desenvolvida à custa de muito exercício, deverá ter filhos com grande desenvolvimento muscular.
Essas proposições podem ser atribuídas respectivamente a:
a) Lamarck, Lamarck e Darwin.
b) Darwin, Lamarck e Lamarck.
c) Lamarck, Darwin e Lamarck.
d) Darwin, Darwin e Darwin.
e) Lamarck, Lamarck e Lamarck.

FUVEST - Uma população de bactérias foi colocada em um meio de cultura saturado de um determinado antibiótico. A maioria das bactérias morreu. No entanto, algumas sobreviveram e deram origem a linhagens resistentes a este antibiótico.

a) Explique o processo segundo a teoria lamarckista de evolução. # Segundo Lamarck o antibiótico (meio) teria induzido o aparecimento de bactérias resistentes e essa característica adquirida (resistência ao antibiótico) seria transferida às bactérias descendentes.
b) Explique o processo segundo a teoria darwinista de evolução.  # Segundo Darwin, devido à variabilidade, existiriam previamente bactérias mais resistentes e bactérias menos resistentes. A adição do antibiótico (papel do meio) apenas teria selecionado as formas mais resistentes, que teriam deixado um número maior de descendentes. O número de bactérias resistentes foi aumentando a cada geração, com a eliminação das bactérias menos resistentes. 

UNIVASF - Considerando diferentes hipóteses evolucionistas, analise as afirmações abaixo e as respectivas justificativas.

1) O GAFANHOTO É VERDE PORQUE VIVE NA GRAMA! Seguindo esse raciocínio, por viver na grama, o gafanhoto passa a produzir pigmentos verdes que o ajudam a se confundir com o ambiente, passando essa característica para os descendentes.
2) O GAFANHOTO VIVE NA GRAMA PORQUE É VERDE! Segundo esse raciocínio, por ser verde, o gafanhoto fica protegido dos predadores. Conseqüentemente, pode gerar descendentes, aos quais transfere suas características.
As afirmações 1 e 2 podem ser atribuídas, respectivamente, a:
a) Lamarck e Darwin.
b) Hardy-Weinberg e Lamarck.
c) Pasteur e Redi.
d) Spallanzani e Hooke.
e) Oparin e Miller.


VUNESP - Considere as seguintes afirmações: a o gafanhoto é verde por que vive na grama. b o gafanhoto vive na grama por que é verde. Na sua opinião, qual afirmativa seria atribuida a Darwin e qual seria atribuída a Lamarck? Justifique sua resposta.  # A primeira afirmação é lamarckista, porque supõe que o gafanhoto adaptou-se ao meio alternando uma determinada característica, isto é, tornando-se verde. Já a segunda afirmação é darwinista, uma vez que considera que o gafanhoto vive na grama porque é portador de uma característica "favorável" (cor verde); o ambiente seleciona os indivíduos que já possuem características que lhes permitem viver em determinadas condições. 

VUNESP - Considere duas formas de caracóis quanto á coloração de suas conchas : clara e escura. Esses caracóis constituem alimento para certos pássaros . Suponha que o local onde vivem se torne gradativamente escuro e que os caracóis de concha escura aumentem em número. Explique esse fenômeno segundo as teorias de Lamarck e Darwin.

# Lamarck: Para Lamarck, os caracóis precisavam ser escuros para que os pássaros não 
os reconhecessem. Assim, os caracóis claros passaram a se tornar cada vez mais 
escuros. E quando dois caracóis mais escuros reproduziam, essa característica 
passava para a próxima geração até que toda a população se tornasse escura.
# Darwin: Para Darwin, havia os caracóis dos dois tipos de coloração de concha. Como 
os pássaros começaram a predar mais os caracóis com concha branca, os caracóis 
com concha escura sobreviveram, se reproduziram e geraram descendentes. Com o 
tempo houve predominância de caracóis escuros.



UFRS - Existem duas grandes teorias que tentam explicar os mecanismos pelos quais os organismos evoluíram e continuam a evoluir. Tanto Lamarck como Darwin apresentam um fator como primordial para a evolução. A diferença é que, para Lamarck, este fator é a causa direta das variações e, para Darwin, este mesmo fator seria o que seleciona dentre as variações possíveis a mais adaptada. Este fator é 
a) o ambiente. 
b) a grande capacidade de reprodução.
c) a competição.
d) a variação hereditária transmissível.
e) a migração.


UNICAMP - "Os antepassados dos golfinhos tinham patas que, de tanto serem usadas para a natação, foram se transformando em nadadeiras".

a) A frase acima está de acordo com a teoria de Lamarck ou com a teoria de Darwin? Justifique, relacionando a teoria escolhida com a frase.  # Teoria de Lamarck, que diz que as condições de uso e desuso estimulam o aparecimento ou a atrofia de órgãos muito ou pouco usados (meio induzindo modificações).
b) Por que a frase está em desacordo com a teoria não-escolhida?  # A frase está em desacordo com a teoria proposta por Darwin porque, segundo ele, a variabilidade já deveria existir na população e o papel do meio seria apenas selecionar a forma mais bem adaptada.


FURG - Um naturalista soltou 200 casais de pássaros da mesma espécie numa ilha afastada do continente, onde predominavam árvores com frutos de casca muito dura. Destes, 50% eram da variedade X que possuíam bicos longos e fortes, e 50% eram da variedade Y com bicos curtos e fracos. Após alguns anos, pesquisadores capturaram 400 pássaros, ao acaso, e observaram 286 indivíduos da variedade X e 114 da variedade Y, o que levou a formulação de duas hipóteses:

Hipótese I - Indivíduos da variedade Y desenvolveram, gradualmente bicos maiores e mais fortes, até se tornarem semelhantes e igualmente adaptados àqueles da variedade X.
Hipótese II - O tipo de alimento funcionou como fator determinante na escolha dos pássaros mais adaptados àquele ambiente, fazendo com que a variedade X obtivesse maior sucesso em relação à sobrevivência.
Com base no exposto indique as teorias ou leis utilizadas para a formulação das Hipóteses I e II, respectivamente:
a) a Teoria do transformismo e a Lei do uso e desuso de Lamarck.
b) a Lei do uso e desuso de Lamarck e a Teoria da seleção natural de Darwin.
c) a Teoria da seleção natural de Darwin e a Teoria do transformismo.
d) ambas utilizaram a Lei do uso e desuso de Lamarck.
e) ambas utilizaram a Teoria da seleção natural de Darwin.


MACKENZIE - Bactérias superpoderosas
Até meados de 2004, cerca de 40% das variedades da bactéria Streptococcus pneumoniae, causadora de pneumonia, sinusite, e até meningite, estarão resistentes aos dois antibióticos mais comuns: a penicilina e a eritromicina. O alerta é da Escola de Saúde Pública de Harvard. O desenvolvimento de germes superpoderosos é conseqüência do uso abusivo dos remédios.
Revista "Época" - 17/03/2003
O texto acima se aplica à teoria evolucionista original de:
a) Darwin, que diz que os indivíduos diferenciados por mutação são selecionados, prevalecendo os mais resistentes.
b) Darwin, que diz que os indivíduos são selecionados, prevalecendo os mais resistentes.
c) Darwin, que diz que as características adquiridas pelo uso são transmitidas aos seus descendentes.
d) Lamarck, que diz que os indivíduos diferenciados por mutação são selecionados, prevalecendo os mais resistentes.
e) Lamarck, que diz que as características adquiridas pelo uso são transmitidas aos seus descendentes.

UFPEL - Antigamente creditava-se a uma divindade o surgimento dos seres vivos, o que ficou conhecido como Criacionismo, crença que persiste entre membros de muitas religiões. Posteriormente surgiu o Fixismo, defendendo o princípio da imutabilidade das espécies, ou seja, que os seres vivos não se modificavam ao longo do tempo. Já no século XVIII, o biólogo francês Buffon e sua equipe de colaboradores escreveram uma obra chamada "Histoire Naturalle", na qual reuniram todo o conhecimento biológico da época. Em 1809 o biólogo Jean-Baptista Antoine de Monet foi um dos primeiros defensores do Transformismo, segundo a qual os seres vivos modificavam-se através dos tempos, em contraposição ao Fixismo. Posteriormente, em 1859, Charles Robert Darwin expôs, em seu livro "Origem das Espécies", suas idéias a respeito do mecanismo da transformação das espécies, base da moderna teoria da Teoria da Seleção Natural.

Como base no texto e em seus conhecimentos, analise as afirmações.
I. Os seres vivos produzem muitos descendentes, mas poucos chegam à fase adulta para reproduzir-se, por isso o número de indivíduos de cada espécie se mantém constante ao longo das gerações.
II. As serpentes evoluíram de ancestrais que possuíam pernas muito curtas; quando, em determinada época, aconteceram mudanças radicais no ambiente, esses animais tiveram necessidade de modificar-se para se adaptar às novas condições e desenvolver o hábito de rastejar.
III. Somente os indivíduos mais aptos sobrevivem, porque são mais adaptados às condições ambientais de modo que cada geração aprimora o grau de adaptação conseguido por seus ancestrais.
IV. Quando novas necessidades se apresentam a um indivíduo, sua organização estrutural se altera de modo a torná-lo mais adaptado ao novo modo de vida. Assim os órgãos corporais se desenvolvem pelo uso da musculatura, ou atrofiam se pouco utilizados.
As afirmações anteriores podem ser creditadas, respectivamente, a
a) Darwin - Lamarck - Buffon - Lamarck
b) Darwin - Lamarck - Darwin - Lamarck
c) Lamarck - Buffon - Darwin - Darwin
d) Lamarck - Darwin - Darwin - Lamarck
e) Lamarck - Darwin - Buffon - Darwin


UFRS - As afirmativas abaixo estão baseadas em teorias evolutivas.
I. As características adquiridas ao longo da vida de um organismo são transmitidas aos seus descendentes.
II. Uma ginasta que desenvolveu músculos fortes através de intensos exercícios terá filhos com a musculatura bem desenvolvida.
III.O ambiente seleciona a variabilidade existente em uma população. IV.Em uma ninhada de cães, o animal mais bem adaptado às condições de vida existentes sobreviverá por mais tempo e, portanto, terá oportunidade de gerar um número maior de cãezinhos semelhantes a ele.
A alternativa que contém, respectivamente, idéias de Lamarck e de Darwin é: 
a) I e II.
b) I e IV.
c) III e II.
d) III e IV.
e) IV e II. 
COMENTÁRIO: As características I e II são atribuídas a Lamarck, por afirmarem que as características adquiridas ao longo da vida são transmitidas aos descendentes. As características III e IV, associadas a Darwin, levam em conta a seleção natural dos mais aptos.
PUCSP - Na tentativa de explicar o mecanismo através do qual os organismos evoluem, salientaram-se os cientistas Jean Baptiste Lamarck e Charles Darwin. Para o primeiro, existe um fator que é a causa da variação e, para o segundo, esse mesmo fator é o que seleciona. O fator mencionado acima:

a) é a grande capacidade de reprodução dos organismos vivos.
b) são as variações hereditárias transmissíveis.
c) é o uso e o desuso.
d) é o ambiente.
e) é a reprodução sexuada.


VUNESP - Em algumas ilhas do arquipélago de Galápagos, são encontrados cactos rasteiros, cujas flores ficam próximas ao chão, não sendo constatada a presença de iguanas terrestres. Nas ilhas onde vivem as iguanas, os cactos são arborescentes e suas flores encontram-se localizadas distantes do chão. Como você explica esses fatos, segundo as teorias evolutivas de Lamarck e Darwin?

# Segundo Lamarck os cactos conseguem se modificar para evitar os iguanas. Segundo Darwim os iguanas selecionaram as variedades de cactos capazes de produzir flores acima do solo.

FATEC - Analise o texto abaixo:
"Em todo animal que não tenha ainda se desenvolvido completamente, o uso freqüente a repetido de um órgão qualquer fortalece, pouco a pouco, esse órgão, desenvolve-o, aumenta-o, tornando-o mais forte, com uma força proporcional ao tempo de uso, enquanto o desuso de tal órgão enfraquece-o aos poucos, deteriora-o, diminui progressivamente suas faculdades e acaba por fazê-lo desaparecer."
(Filosofia Zoológica,1809)
O texto acima deve ser atribuído a
a) Darwin, para explicar a seleção natural.
b) Lamarck, para explicar o criacionismo.
c) Mendel, para explicar a genética.
d) Darwin, para explicar o evolucionismo.
e) Lamarck, para explicar o evolucionismo.



UEPG - A respeito das diferentes teorias sobre a evolução, assinale o que for correto.
(01) Lamarck afirmava que as características adquiridas pelos seres vivos através do "uso" são transmitidas às novas gerações.
(02) Lamarck e Darwin desenvolveram seus estudos sobre a evolução admitindo a existência de uma seleção natural.
(04) Darwin sustentava que apenas os indivíduos mais fortes ou mais bem dotados para a vida sobrevivem; os menos favorecidos ou inadaptados morrem ou migram.
(08) Segundo Thomas Malthus, as populações crescem em progressão aritmética, enquanto as reservas alimentares crescem em progressão geométrica.
(16) As teorias da transmissão hereditária dos caracteres adquiridos e da seleção natural foram propostas, respectivamente, por Darwin e Lamarck.
# 1 + 4 = 5


UFF - Devido ao grande número de acidentes provocados pelos cães da raça Pitbull, várias solicitações vêm sendo feitas pela população do Rio de Janeiro e de outras cidades do Brasil, visando à proibição da circulação desses cães pelas ruas.Para alguns adestradores, o comportamento agressivo desses animais é ensinado por seus donos - os "Pitboys". Para outros, a agressividade é conseqüência de um aprimoramento genético obtido pela utilização dos cães vencedores em brigas, nos processos de reprodução em canis: à medida que esses cães foram estimulados a brigar, nas famosas rinhas, ocorreram alterações genéticas que favoreceram a agressividade e foram transmitidas pelos cães vencedores aos filhotes.

A segunda opinião é melhor explicada peIa:
a) teoria Sintética
b) teoria de Lamarck
c) mistura das teorias de Darwin e Lamarck
d) teoria de Darwin
e) teoria de Malthus

FUVEST - Uma idéia comum às teorias da evolução propostas por Darwin e por Lamarck é que a adaptação resulta

a) do sucesso reprodutivo diferencial.
b) de uso e desuso de estruturas anatômicas.
c) da interação entre os organismos e seus ambientes.
d) da manutenção das melhores combinações gênicas.
e) de mutações gênicas induzidas pelo ambiente.


UFES - Os pesquisadores Robert Simmons e Lue Scheepers questionaram a visão tradicional de como a girafa desenvolveu um pescoço comprido. Observações feitas na África demonstraram que as girafas, que atingem alturas de 4 a 5 metros, geralmente se alimentam de folhas a 3 metros do solo. O pescoço comprido é usado como uma arma nos combates corpo a corpo pelos machos na disputa por fêmeas. As fêmeas também preferem acasalar com machos de pescoço grande. Esses pesquisadores argumentam que o pescoço da girafa ficou grande devido à seleção sexual: machos com pescoços mais compridos deixavam mais descendentes do que machos com pescoços mais curtos.(Simmons and Scheepers, 1996. "American Naturalist" Vol. 148: pp. 771-786. Adaptado)

Sobre a visão tradicional de como a girafa desenvolve um pescoço comprido, é CORRETO afirmar que
a) na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido pela lei de uso e desuso. As girafas que esticam seus pescoços geram uma prole que já nasce de pescoço mais comprido, e, cumulativamente, através das gerações, o pescoço, em média, aumenta de tamanho.
b) na visão tradicional baseada em Lamarck, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. Aquelas com o pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras e deixam, portanto, mais descendentes.
c) na visão tradicional baseada em Lamarck, a girafa adquire o pescoço comprido pela lei de uso e desuso. Aquelas com o pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras e deixam, portanto, mais descendentes.
d) na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. Aquelas com o pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras e deixam, portanto, mais descendentes.
e) na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. As girafas que esticam seus pescoços geram uma prole que já nasce de pescoço mais comprido, e, cumulativamente, através das gerações, o pescoço, em média, aumenta de tamanho.

UFSC - Jean-Baptiste Antoine de Monet (1744-1829), também chamado Jean-Baptiste Lamarck, e Charles Darwin (1809-1882) deram importante contribuição para o pensamento evolucionista.

Sobre suas idéias, é CORRETO afirmar que:
(01) Lamarck acreditava que a adaptação dos seres vivos ao ambiente era resultado de modificações lentas e graduais ao longo de inúmeras gerações.
(02) de acordo com Darwin, os indivíduos sofrem mutações com o propósito de melhor se adaptarem ao meio em que vivem, e assim deixarem descendentes mais bem adaptados.
(04) de acordo com Lamarck, o uso freqüente e repetido de um órgão o fortalece, enquanto o desuso de tal órgão o enfraquece, processo que atualmente é conhecido como evolução divergente.
(08) Darwin apresentou as observações de fósseis das ilhas Galápagos em defesa de suas idéias.

VUNESP  -  ... o uso, nos animais domésticos, reforça e desenvolve certas partes, enquanto o não-uso as diminui e, além disso, estas mudanças são hereditárias.
A afirmação faz referência aos mecanismos que explicariam a transmissão das características biológicas de pais para filhos: lei do uso e desuso e transmissão hereditária dos caracteres adquiridos. Pode-se afirmar que esses mecanismos de herança eram aceitos
a) tanto por Lamarck quanto por Darwin. Porém, para Darwin, esses mecanismos apenas explicavam a transmissão das características hereditárias, enquanto que a evolução em si era explicada como resultado da ação da seleção natural sobre a variabilidade.
b) tanto por Lamarck quanto por Darwin. Para ambos, esses mecanismos, além de explicarem a herança das características hereditárias, também explicavam a evolução das espécies ao longo das gerações. Para Darwin, porém, além desses mecanismos deveria ser considerada a ocorrência das mutações casuais.
c) exclusivamente por Lamarck. Cerca de 50 anos depois de Lamarck, Darwin demonstrou que as características adquiridas não se tornam hereditárias e apresentou uma nova teoria capaz de explicar o mecanismo da herança: a seleção natural.
d) exclusivamente por Lamarck. Essas explicações sobre o mecanismo da herança foram imediatamente contestadas pela comunidade científica. Coube a Darwin apresentar o mecanismo ainda hoje aceito como correto: a Teoria da Pangênese, que complementa a Teoria da Evolução.
e) exclusivamente por Lamarck. Darwin sabia que essa explicação não era correta e por isso, nesse aspecto, era contrário ao lamarckismo. Contudo, Darwin não tinha melhor explicação para o mecanismo da herança. Coube a Mendel esclarecer que o material hereditário é formado por DNA.

UFBA - Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parenteses a soma dos itens corretos.
TEXTO I:
Como muito mais organismos de cada espécie nascem do que provavelmente sobrevivem e como, conseqüentemente, há uma freqüente luta pela existência, segue-se que qualquer organismo que varia de modo proveitoso para si próprio, sob condições de vida complexas e algumas vezes variáveis, terá uma melhor oportunidade de sobrevivência e, assim, de ser "naturalmente selecionado" .

(Darwin, apud DARNELL, p. 2 - traduzido) 
TEXTO II:
Os híbridos, de cada par de caracteres diferenciais, formam sementes das quais a metade novamente desenvolve a forma híbrida, enquanto a outra metade produz plantas que permanecem constantes e recebem os caracteres dominantes e recessivos em partes iguais.

(Mendel, apud FREIRE-MAIA, p. 1117) 
Em relação às idéias de Darwin e de Mendel, exemplificadas nos textos, pode-se dizer:
(01) As "plantas que permanecem constantes" ao longo das gerações são homozigotas.
(02) A herança de um caráter é determinada pela fusão dos fatores condicionantes, na descendência.
(04) A citação de Mendel expressa a proporção genotípica 1:2:1, esperada em F2.
(08) A seleção natural pode preservar características diferentes, em diferentes ambientes.
(16) O trabalho de Darwin afirma a constância genética do mundo biológico.
(32) Variações referidas por Darwin transmitem-se à descendência segundo o padrão mendeliano de herança. 
Soma (    )# 01 + 04 + 08 = 13














5 comentários:

  1. Acho que você errou naquela "Numere a segunda coluna de acordo com a primeira". Não seria 1,1,2,2? A última teoria é de Darwin.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que o correto seria 1,1,2,2

      Excluir
    2. Também acho que o correto seria 1,1,2,2

      Excluir
    3. nada haver. o bicho pau se adaptou ao ambiente, a teoria de darwin fala que o ambiente é responsável por selecionar os seres mais aptos

      Excluir
  2. Grand Victoria Casino Resort | Mapyro
    Grand Victoria Casino Resort is 서귀포 출장샵 located near the Casino's main entrance 속초 출장마사지 on Main Street. With a 이천 출장마사지 stay at 거제 출장마사지 Grand Victoria Casino 인천광역 출장샵 Resort in the center of the city,

    ResponderExcluir