quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Darwinismo


  1. Em 1859, trinta anos depois da morte de Lamarck, o naturalista inglês Charles Robert Darwin expôs em seu livro A origem das espécies suas idéias a respeito do mecanismo de transformação das espécies. 
  2. Charles Darwin partiu da Inglaterra, a bordo do navio HMS Beagle, em dezembro de 1831 e retornou em outubro de 1836.
  3. Nessa viagem de cinco anos, Darwin percorreu, entre outros lugares, a costa oeste da América do Sul, algumas ilhas dos mares do Sul, o Brasil e o estreito de Magalhães.  
  4. Inicialmente, Darwin considerou observações das quais concluiu algumas de suas idéias evolucionistas. 
  5. Os organismos vivos produzem grandes quantidades de unidades reprodutivas; no entanto, o número de indivíduos permanece, na maioria das espécies, mais ou menos constante.  
  6. Concluiu, então, que na natureza deveria haver uma verdadeira "luta pela vida". isto é, uma forte competição na exploração dos recursos oferecidos pelo ambiente. tais como disponibilidade de alimento, espaço, luminosidade, etc.   
  7. Os organismos de uma população natural são diferentes entre si, apresentando variações na forma e no comportamento.   
  8. Essas variações podem ser transmitidas de uma geração para outra.  
  9. Alicerçado em suas observações preliminares, Darwin considerou que certas características poderiam contribuir para a sobrevivência e reprodução de certos indivíduos num determinado ambiente, constituindo-se, portanto, como variações "favoráveis". 
  10. Indivíduos portadores de variações "desfavoráveis", por sua vez, teriam grandes dificuldades de sobrevivência e seriam normalmente extintos.  
  11. As diferenças individuais já existentes entre os indivíduos de uma mesma espécie seriam selecionadas naturalmente pelo ambiente. 
  12. O ambiente atua como fator de seleção tendendo a fixar os indivíduos portadores de variações favoráveis e eliminar os portadores de variações desfavoráveis. (fonte: Paulino, Wilson Roberto. Editora: Ática) 
  13. UFPEL - Charles Darwin foi um naturalista britânico que, no século XIX, elaborou uma teoria que buscava explicar as relações entre os seres vivos e as mudanças sofridas por eles ao longo dos tempos, através de um mecanismo por ele denominado de "seleção natural". Em sua grande obra "Origem das Espécies" (1859, 1ª edição), discorreu sobre vários temas, sendo um dos principais a variação dos animais no estado doméstico, em que analisou a escolha de características por parte dos criadores de raças de cães e de pombos.
    Considerando especificamente o livro "Origem das Espécies", seu principal ponto de argumentação a favor da seleção natural foi (foram)
    a) a hereditariedade.
    b) a lei do uso e desuso.
    c) os tentilhões das Ilhas Galápagos.
    d) a criação divina.
    e) a seleção artificial.  
  14. CESGRANRIO - Em um ambiente qualquer, os indivíduos com características que tendem a aumentar sua capacidade de sobrevivência têm maior probabilidade de atingir a época de reprodução. Assim, em cada geração, podemos esperar um pequeno aumento na proporção de indivíduos de maior viabilidade, isto é, que possui maior número de características favoráveis à sobrevivência dos mais aptos. Esse texto se relaciona
    a) lei do uso e desuso.
    b) herança dos caracteres adquiridos.
    c) hipótese do aumento da população em progressão geométrica.
    d) hipótese do aumento de alimento em progressão aritmética.
    e) seleção natural.  
  15. UEL - Para responder à(s) questão(ões) considere o texto a seguir sobre um assunto que vem sendo debatido por ecologistas há algum tempo:
    Há vantagem para a planta que é pastada?
    "A maioria dos especialistas acha que o herbivorismo é nocivo à planta (...). Outros sustentam que o processo é benéfico às plantas que, por um mecanismo de supercompensação, adquiriram maior aptidão darwiniana, isto é, maior capacidade de se reproduzir." (José Reis. "Ato de pastar melhora a vegetação?". Folha de S.Paulo. 30/05/99)
    Considere os seguintes itens relativos à evolução:
    I. seleção natural
    II. uso e desuso de órgãos
    III. transmissão de características adquiridas
    A corrente darwinista, mencionada no texto, apóia-se em
    a) I, somente.
    b) II, somente.
    c) III, somente.
    d) I e III, somente.
    e) I, II e III.
  16. UNIMEP - Pela teoria de Darwin, a seleção natural leva em conta principalmente:
    a) a lei do uso e desuso.
    b) o aumento da população em progressão geométrica.
    c) as mutações.
    d) a sobrevivência dos indivíduos mais bem dotados com relação à adaptação do ambiente em que vivem.
    e) a herança dos caracteres adquiridos. 
    COMENTÁRIO: Ou seja, esses indivíduos terão maior probabilidade de sobreviverem e, portanto, de se intercruzarem, produzindo descendentes com as mesmas características.   
  17. FESP - Fragmentos de “On the origin of species”:
    “... Contudo subsiste ainda uma dificuldade. Depois que um órgão deixou de desempenhar alguma função e que por esse motivo reduziu-se em proporções, como pode ainda sofrer uma diminuição posterior até não deixar mais vestígios imperceptíveis e, por fim, desaparecer. Não é possível que a falta de uso possa continuar a produzir novos efeitos sobre um órgão que cessou de desempenhar todas as funções...”
    Charles Darwin - 1859
    As alternativas que seguem referem-se ao texto citado acima. Assinale a correta. 
    a) nesse texto, Darwin refere-se ao mutacionismo, comprovando a sua impossibilidade.
    b) o texto acima é uma crítica à teoria sintética da evolução.
    c) o texto faz uma séria crítica a uma das leis de Lamarck.
    d) o texto acima critica a evolução molecular da origem da vida.
    e) nesse texto, Darwin faz uma séria crítica à teoria abiogenética da evolução. 
    COMENTÁRIO: Lamarck acreditava que, pelo desuso, os órgãos fossem se atrofiando progressivamente e que estas características fossem transmitidas aos descendentes. 
  18. MACKENZIE - “... Devido a esta luta, as variações, por mais fracas que sejam e seja qual for a causa de onde provenham, tendem a preservar os indivíduos de uma espécie e transmitem-se comumente à descendência logo que sejam úteis a esses indivíduos nas suas relações, por demais complexas, com os outros seres organizadores e com as condições físicas da vida...”
    O texto acima aplica-se a uma das teorias da evolução. A autoria da teoria que se adapta ao texto pode ser atribuída a:
    a) Müller.
    b) Mendel.
    c) Lamarck.
    d) Darwin.
    e) Hardy-Weinberg. 
  19. UFF - Determinadas plantas para se protegerem de predadores produzem inibidores de proteases que dificultam a digestão de proteínas pelos insetos. Por outro lado, alguns insetos desenvolvem a capacidade de sintetizar enzimas digestivas resistentes à ação desses inibidores. O processo evolutivo dos insetos que desenvolveram a capacidade referida acima é mais bem explicado pela:
    a) Teoria da Oscilação Gênica
    b) Teoria de Darwin
    c) Teoria de Malthus
    d) Teoria de Lamarck
    e) Teoria de Hardy-Weinberg 
  20. UNITAU - Assinale a alternativa INCORRETA:
    a) Segundo Lamarck, os organismos teriam evoluído pela transmissão de modificações adquiridas pelo uso ou desuso de certos órgãos.
    b) Para Darwin, a evolução resultaria da sobrevivência dos organismos mais aptos na competição por espaço e alimento.
    c) A grande diversidade de estruturas e comportamento dos indivíduos de uma população pode ser explicada pelas mutações.
    d) Duas populações só constituem efetivamente duas espécies distintas quando perdem a capacidade potencial de trocar genes entre si.
    e) A seleção natural garante o equilíbrio genético da população através dos processos de adaptação. 
  21. G2 - Em muitas espécies de aves as fêmeas escolhem seus parceiros, que são mais coloridos, exuberantes e saudáveis. Essa escolha acaba conduzindo à perpetuação do melhor conjunto gênico da espécie na adaptação aos meios de vida.
    O poder das fêmeas na escolha dos machos foi denominados por Darwin de:
    a) lei do vigor do híbrido, uma vez que os coloridos são híbridos.
    b) lei do uso e desuso, uma vez que as fêmeas escolhem uma cor agradável e outra não.
    c) lei da seleção de uma característica adquirida.
    d) seleção sexual.
    e) seleção artificial, uma vez que as fêmeas escolhem os machos coloridos.
  22. PUCMG - Darwin passou muito de seu tempo de coleta na América do Sul, onde as
    espécies observadas diferiam enormemente daquelas encontradas na Europa. Ele observou
    que as espécies das regiões temperadas da América do Sul eram mais similares àquelas das
    regiões tropicais da América do Sul do que àquelas das regiões europeias.
    Correspondem às idéias da Teoria da Evolução de Darwin, exceto:
    a) As espécies não são imutáveis, elas sofrem modificações e adaptações ao longo do tempo.
    b) O agente que produz a variabilidade é a seleção natural.
    c) O registro fóssil, embora incompleto, revela padrões na evolução da vida.
    d) A seleção natural favorece os indivíduos mais bem adaptados ao meio. 
  23. UEL - Para responder à(s) questão(ões) considere o texto a seguir sobre um assunto que vem sendo debatido por ecologistas há algum tempo:
    Há vantagem para a planta que é pastada?
    "A maioria dos especialistas acha que o herbivorismo é nocivo à planta (...). Outros sustentam que o processo é benéfico às plantas que, por um mecanismo de supercompensação, adquiriram maior aptidão darwiniana, isto é, maior capacidade de se reproduzir." (José Reis. "Ato de pastar melhora a vegetação?". Folha de S.Paulo. 30/05/99)
    Considere os seguintes itens relativos à evolução:
    I. seleção natural
    II. uso e desuso de órgãos
    III. transmissão de características adquiridas
    A corrente darwinista, mencionada no texto, apóia-se em
    a) I, somente.
    b) II, somente.
    c) III, somente.
    d) I e III, somente.
    e) I, II e III. 
  24. UFRS - Assinale a alternativa que completa corretamente a frase a seguir. O impacto mais imediato da teoria de ............... foi fornecer uma estrutura conceitual para o estudo da morfologia comparada, embriologia descritiva, paleontologia e biogeografia, porque as relações entre os organismos passaram a ser, então, compreendidas como significando ancestralidade comum, ao invés de afinidades no esquema da criação.
    a) Lineu
    b) Lamarck
    c) Darwin
    d) Mendel
    e) Watson e Crick
  25. FGV - Considerando os princípios abaixo
    I. Variação de características;
    II. Lei do uso e desuso;
    III. Alteração gênica;
    IV. Sobrevivência dos mais aptos;
    V. Seleção natural,
    Darwin, em sua teoria da evolução das espécies, considerou a seguinte seqüência:
    a) II, III, V
    b) I, IV, III
    c) I, V, IV
    d) V, III, IV
    e) IV, V, II 
  26. UFMG - Desenvolvida, há 150 anos, por Charles Darwin e Alfred Wallace, a ideia da seleção natural pode ser sustentada por observações científicas atuais.
    Assinale a alternativa que contém uma informação que NÃO é sustentada pela Teoria Evolutiva por Seleção Natural.
    a) A reposição do fator de coagulação mediante transfusão de sangue aumenta a adaptabilidade dos hemofílicos.
    b) Certas bactérias, em face de mudanças no ambiente, adquirem a capacidade de produzir novas substâncias.
    c) O vírus HIV pode sofrer mutações, o que dificulta o tratamento de indivíduos soropositivos. gabarito
    d) Os peixes cegos apresentam menor chance de sobrevivência em ambientes iluminados. 
  27. UFF - Através de estudos com auxílio de fósseis, foi possível esclarecer parte da história evolutiva do cavalo ( Equus ). Há cerca de 65 milhões de anos, havia o Hyracothrium , um pequeno herbívoro que habitava florestas e alimentava-se de folhas. No entanto, mudanças climáticas provocaram um recuo das florestas (que se tornaram ralas) e um aumento de pradarias. Tais mudanças deixaram esses animais expostos e os maiores e mais velozes conseguiam defender-se de seus predadores naturais. A diminuição do número de dedos e o aumento do dedo médio, cuja unha se transformou em casco, facilitando a corrida nos solos mais duros das pradarias; o alargamento da superfície mastigadora e o espessamento do esmalte dos dentes, permitiram a adaptação ao pasto de gramíneas. E assim surgiu o atual cavalo.

    Com base no texto acima, identifique a teoria que melhor explica a evolução do cavalo.
    a) Lamarckismo
    b) Darwinismo
    c) Criacionista
    d) Mendelismo
    e) Malthusianismo
  28. VUNESP - Darwin ajuda luta contra AIDS
    Charles Darwin aprovaria. O novo tratamento contra a AIDS, em desenvolvimento na Universidade Harvard, promete um raro avanço no combate à doença. Mas, melhor ainda, pela primeira vez uma terapia está levando a sério a teoria da evolução darwiniana, baseada no princípio da seleção natural (...). A equipe da Universidade resolveu testar o que aconteceria se uma população de vírus fosse submetida a várias drogas, AZT, DDI e Piridinona, que atacassem o mesmo alvo. O alvo é a enzima transcriptase reversa, que o HIV usa (...) para integrar seu genoma ao da célula infectada. (...). O resultado foi revolucionário (...), o vírus acabou perdendo a capacidade de se multiplicar. (...). O tratamento só é eficaz quando as drogas são ministradas conjuntamente (...)
    ("Folha de S.Paulo", 28.02.1993.)
    Lembre-se de que cada droga reconhece e atua sobre uma região específica da enzima transcriptase reversa, e que as enzimas dependem de sua composição de aminoácidos e estrutura espacial para exercer sua função.
    a) Do ponto de vista evolutivo, e considerando a ação da seleção, explique o que ocorreria com a população viral se fosse utilizada uma única droga.  # A utilização de uma única droga poderia permitir o aparecimento de mutantes em relação a ela. Estes rapidamente se multiplicam e a droga torna-se ineficiente.
    b) Por que o tratamento só se mostrou eficaz com a administração conjunta das três drogas?  # O tratamento só se mostrou eficaz com a administração conjunta das três drogas porque a probabilidade de surgirem mutantes para as três ao mesmo tempo é pequena. 
  29. MACKENZIE - Em abril, o Mackenzie homenageou o grande pesquisador Charles
    Darwin, promovendo ciclo de debates e de reflexões a respeito das teorias da evolução.
    Segundo a teoria de Darwin, considere as afirmações abaixo.
    I. A espécie humana leva vantagem sobre as outras espécies, pois a medicina garante a sobrevivência de indivíduos com características desvantajosas.
    II. O homem descende diretamente do macaco, ou seja, um ancestral deu origem ao macaco e este deu origem ao homem.
    III. Darwin, na sua teoria original, não soube explicar que as diferenças entre os indivíduos ocorrem, principalmente, por mutações genéticas.
    IV. Todos os seres vivos, incluindo o homem, tiveram um ancestral comum.
    Estão corretas, apenas,
    a) I e II.
    b) II e III.
    c) III e IV.
    d) I e IV.
    e) II e IV. 
  30. UFC - Peter e Rosemary Grant são pesquisadores norte-americanos que estudam os tentilhões, pássaros comedores de sementes que vivem numa ilha do arquipélago de Galápagos. Esses pesquisadores observaram a modificação do tamanho médio do bico dessas aves devido à disponibilidade de ementes de tamanhos diferentes, das quais esses pássaros se alimentam. Quando há produção abundante de sementes, a espécie residente de tentilhões ('Geospiza fortis') prefere se alimentar de sementes menores. Já em período de escassez de alimento, os pássaros dessa espécie que apresentam bicos mais largos passam a se alimentar de sementes maiores, as quais não são acessíveis aos indivíduos dessa população que apresentam bicos menores. Em 1977, ocorreu uma seca de grande intensidade, que reduziu a produção de sementes.
                Texto adaptado de "Bicos sob medida". "Ciência Hoje" - set. 2006.
    a) Em relação ao tamanho do bico, o que seria esperado acontecer com a população de tentilhões residentes, após a seca de 1977, segundo a teoria da evolução de Darwin? Segundo a teoria de Darwin, seria esperado que o número de indivíduos da espécie residente com bico mais largo aumentasse, pois eles conseguiriam se alimentar das sementes maiores; conseqüentemente, apresentariam uma chance maior de sobrevivência e de reprodução, produzindo um maior número de descendentes. Os indivíduos com bicos menores teriam menor quantidade de sementes à disposição, pois não conseguiriam se alimentar das sementes maiores e muitos morreriam de fome, o que ocasionaria um menor número de descendentes. Assim, é esperado que haja um aumento no tamanho médio do bico da população de tentilhões residentes. 
    b) Que processo evolutivo estaria ocorrendo nesse evento?  # O processo evolutivo envolvido é a seleção natural. 
    c) Posteriormente, a situação climática da ilha se normalizou e a oferta de sementes tornou-se abundante. Porém, em 1982, um outro fato ocorreu: uma outra espécie de tentilhão ('Geospiza magnirostris') chegou à ilha. Esta espécie invasora também se alimenta do mesmo tipo de sementes que a espécie de tentilhões residentes e apresenta um porte mais avantajado e bicos maiores. Que tipo de relação ecológica se estabeleceria entre a espécie residente e a invasora?  Com o estabelecimento da competição por alimento, os tentilhões invasores, que possuem bico maior, teriam vantagem em relação à obtenção das sementes maiores. O número de indivíduos com bico maior, da espécie nativa, tenderá a diminuir.
    d) Após novos períodos de seca, que ocorreram em 2004 e 2005, o que se espera que aconteça com a população de tentilhões residente, em relação ao tamanho dos bicos, sabendo-se que os indivíduos com bico menor são mais eficientes em se alimentar de sementes menores? Analise a situação, também, segundo a teoria da evolução de Darwin. 
    Os indivíduos de bico menor se alimentarão das sementes menores disponíveis e aumentarão o número de descendentes. Assim, o tamanho médio do bico dos tentilhões residentes diminuiria.
  31. VUNESP - Apesar do acúmulo dos estudos sobre evolução dos seres vivos e de uma série de evidências coletadas desde a época de Darwin, observa-se uma onda de posicionamentos contrários às teorias evolucionistas.Em vários estados dos EUA e em um estado do Brasil, por exemplo, foi incluído o ensino do criacionismo, por decisão governamental. Um dos professores que ensinará o criacionismo em uma destas escolas brasileiras afirmou: Tenho certeza de que minha avó não era macaca ("Ciência Hoje", outubro de 2004). No entanto, a partir dos estudos de evolução dos primatas, em particular, podemos afirmar que:
    a) macacos originaram-se tanto na América quanto na África, assim como os humanos, o que reforça a hipótese da existência de um ancestral comum.
    b) humanos e macacos têm um mesmo ancestral, uma vez que o tamanho do cérebro dos macacos é muito próximo do tamanho do cérebro dos humanos.
    c) geneticamente, alguns macacos são muito próximos dos humanos, o que se considera como uma evidência em termos de ancestralidade comum.
    d) humanos e macacos têm um ancestral comum, pois em suas regiões de origem apresentam hábitos alimentares muito semelhantes.
    e) o fato de apenas macacos e humanos apresentarem as mãos com cinco dedos é a maior evidência de ancestralidade comum. 

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